Twitter Siloé

Intercessão

"A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635)

A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “por-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia.
"Com a oração, desejando o desejo de Deus, o intercessor entra sempre mais profundamente na consciência do Senhor e da sua misericórdia e torna-se capaz de um amor que chega até o dom total de si".

Enquanto Moisés encontra-se sobre o monte Sinai para receber as tábuas da Lei, aos pés do monte o povo a transgride. Incapazes de resistir à espera e à ausência do mediador, Moisés, os Israelitas desejam uma presença tangível, palpável, do Senhor, e encontram no bezerro de metal fundido um deus acessível, ao alcance do humano.

"É essa uma tentação constante no caminho de fé: contornar o mistério divino construindo um deus compreensível, correspondente aos próprios esquemas, aos próprios projetos. Aquilo que acontece no Sinai mostra toda a estupidez e a ilusória vaidade dessa pretensão", alerta.

Agora, deixa, pois, que se acenda minha ira contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação" (Ex 32,10), diz Deus a Moisés. é quase como que se o Senhor não quisesse agir sem a permissão de Moisés.


Leia a Bíblia Sagrada online