Twitter Siloé

Unidos a Serviço do Amor


 Estarmos UNIDOS, JUNTOS, REUNIDOS é assim compreendermos a graça para qual Deus nos chamou e nos escolheu. Não basta estarmos na mesma comunidade, no mesmo grupo de oração, frequentarmos o mesmo horário de missa. É preciso muito mais, nos preocuparmos com a alma do nosso irmão, colocar nosso coração disponível para amá-lo, ajudá-lo na caminhada, ser melhor para ele. Preocupar-se com aqueles que ainda não estão no caminho de Jesus, que ainda não se abriram ao conhecimento do amor misericordioso de Deus-pai, revelado no seu filho Jesus Cristo.
Estar unidos, olhar para o mesmo foco. Vermos sobre o mesmo prisma. Eis as características que somos impulsionados a desempenhar como fruto da unidade.
• Características e frutos da unidade
• Acolhimento do outro (diferente)
• Serviço (des) interessado,
• Busca do testemunho coletivo,
• Testemunho autêntico de Jesus Cristo e de sua Igreja
• Preocupar-se com o crescimento espiritual e humano do outro

Estarmos ou sermos unidos vai muito mais além de estarmos juntos.
• O que fazer para tornarmos mais unidos? (É preciso tomar para nós aspectos essenciais para que possamos nos tornar de fato mais unidos: )
• VONTADE - É preciso ter vontade, partir de mim toda e real decisão do querer, seja o querer fazer, o que querer rezar, cantar, servir, ouvir etc.
• DECISÃO - Também é preciso decidir, saber para onde, saber quais os horizontes que o meu barco vai desbravar.
• AMOR - Se não tivermos amor tudo perde o sentido, afinal, essa é a maior riqueza que os foi dada através da morte de Jesus e que somos chamados a estar unidos com ela. (Em tudo amar e servir)
• ESTAR JUNTOS - O calor humano e conhecimento do outro também é necessário.
• QUERER - Diferente de ter vontade e de decidir, o querer é o que vai me impulsionar na ação de estar juntos, é o verdadeiro uso da liberdade.

O SERVIÇO (Ef 4,1-13); (Gal 6,1-10); (1 Cor 12,4-11)
• Os Anjos estão a serviço dos herdeiros da salvação (os homens)- Heb 1,14
• Não pode ser realizado em clima de rivalidade e competição, todos os serviços são importantes e necessários, nenhum ministério e maior e mais importante que o outro (tg 3,13-18).
• É necessário desapegar-se para servir bem (1Tm 6,7)
• Como os servos das bodas de caná e preciso ouvir e obedecer, estar característica nos fará participar como colaboradores de Cristo para que os milagres possam acontecem na vida da comunidade. É a virgem Maria que nos ensina ao dizer “fazei tudo que Ele disser”(Jo 2,1-11). Os discípulos de Jesus creram Nele a partir do milagre, o mundo crerá também naquele que anunciamos nos dias atuais, quando o nosso testemunho de servos for cada vez mais autêntico, e por que crera? Por que milagre também acontecerá.

Característica do Servo:
• Fidelidade
• Obediência
• Humildade- (Jo 3,30) ”é necessário que Ele cresça e que eu diminua”
• Simplicidade
• Desprendimento
• Fé - Acreditar na voz do mestre

Quando estou a serviço, não corro o risco de ser ovelha desgarrada, solta, longe do aprisco, “o lobo” esta a solta procurando uma oportunidade para devorar os filhos de Deus.
DO AMOR ( Jo 14,12-15)
Quem é o amor? O amor é Deus, Deus caritas E´st (papa Bento) se estamos a serviço do amor, estamos a serviço de Deus e cada um de nós tem seu lugar neste serviço a Deus.
“Ele quis precisar de nós, nos diz Santo Agostinho: O Deus que te criou sem tua colaboração não pode te salvar sem tua participação”.

Em vários momentos nos perguntamos em como servir no AMOR? A resposta se dá da maneira mais simples e sincera: AMANDO.
Todo serviço não importa qual, se é para o reino de Deus deve ser feito no Amor, por Amor, pelo Amor. “Santa Terezinha nos ensina o amor que deve ser dado aos pequenos gestos de gentileza e atenção ao outro.”
Nossos ministérios precisam se desenvolver no mais perfeito clima de amor fraterno, de amizade, de acolhida, de participação, de comprometimento, de alegria, de abertura para o outro, de acolhimento. No serviço ao amor todos são necessários e importantes. A palavra de Deus nos lembra dos talentos (Mt 25, 14-30) qual a sua atitude diante do talento que Deus lhe concedeu?

O amor gera no coração do Servo mais amor. Se nos encontramos na condição de servo precisamos reconhecer que nesta condição tudo precisamos fazer para agradar aquele que nos chamou ao serviço, Deus.
A serviço do Amor precisamos dar frutos (Jo 15,1-6), nosso ministério dá o fruto certo quando permanecemos no cristo, unidos a ele e por Ele que é o Amor, unidos aos irmãos, apesar dos limites do outro lembrado sempre “eu também tenho limites“, “eu também quero ser aceito.”
O que levou o amor de Jesus (o servo) pela humanidade? (o mestre)

A cruz é a condição necessária para imitar e seguir o mestre.
• Levar a cruz, na renúncia diária de si própria (Lc 15,25-27), AMAR MAIS, condição primeira para se colocar á serviço do amor, não esquecer-se jamais aquele que ama será aquele que estará mais disposto a servir, serve não porque é o melhor, não porque sabe mais ou é mais inteligente, bonito, famoso, serve porque compreendeu pela experiência do encontro à quem serve, serve por que serve com amor. Por isso não desanima, não desiste, não olhar para trás, seus olhos estão sempre fixos naquele que chamou, se cansa porque é humano, se aborrece algumas vezes até falha no serviço mais por AMAR, NÃO DESISTE, esta certamente é uma das mais belas característica de quem serve ao AMOR, a PERSEVERANÇA.

Na nossa caminhada é necessário nos fazermos estas indagações todos os dias. Onde estamos servindo? A quem servimos? Hoje eu sirvo a JESUS e sua Igreja, ou a mim MESMO? Quais os frutos do meu serviço?

--
Por José Diniz
Coordenador Com. Católica Siloé

Outras Formações

Leia a Bíblia Sagrada online